
Jornal CCC
GRUPO 1
O que é a América Latina a partir da perspectiva dos personagens principais do filme “Diários de Motocicleta”
A partir da compreensão do filme “Diários de Motocicleta”, pode-se perceber nitidamente que o enredo baseia-se em uma expedição pela América Latina, onde os personagens principais Ernesto Che Guevara e Alberto Granada aventuram-se através de fronteiras em busca de um maior conhecimento a respeito do continente em que viviam, já que sua sabedoria era limitada apenas ao que os livros providenciavam.
Por esse motivo viam a América Latina como um extenso continente, desconsiderando os critérios utilizados na regionalização de tal, como o fato desta, consistir em países subdesenvolvidos com generalizada pobreza, uma grande desigualdade socioeconômica e injustiças estarem presentes. As quais não estavam acostumados, pois pertenciam a uma classe social mais confortável (a classe média alta da Argentina). O continente consiste em países do sul geoeconômico, a partir dos critérios físicos, históricos, sociais e econômicos. Mesmo sabendo que geograficamente, esta região, é formada por uma parte do continente americano que vai do México, no norte à Argentina e ao Chile, no sul (os países da América do Sul, Central e o México).
Antes de embarcarem nesta aventura, possuíam uma visão muito distorcida em relação aos povos latinos, sem uma devida noção do que realmente era a realidade de algumas pessoas que lá viviam. Porém, durante o percurso, eles passaram por uma série de lugares como o deserto do Atacama, onde encontraram um casal que viajava por obrigação, pois havia perdido sua moradia e se encontravam desempregados. Logo alcançaram uma mina onde o esposo poderia trabalhar, mesmo vendo homens sendo maltratados e desrespeitados por funcionários da companhia de mineração; ou então, quando um rio separava os funcionários dos pacientes de um leprosário por onde passaram. Essa divisão desigual entre as pessoas fez com que os dois mudassem totalmente de mentalidade, principalmente Che Guevara. Este realizou um discurso em seu aniversário, com o objetivo de estender a luta armada contra essa injustiça social.
Com isso, podemos afirmar que eles, finalmente, puderam ter um novo olhar sobre a América Latina, de maneira mais realística, pois agora já haviam tido uma experiência própria indo muito mais além de suas simples leituras.
Giovana Castelan (nº6)
Elise (nº5)
Paula Mota (nº21)
Rodrigo Felix (nº27)
Isadora (nº13)
Grupo 2
PAÍSES QUE OS PERSONAGENS DO FILME “DIÁRIOS DE MOTOCICLETA” VISITARAM:
1-ARGENTINA
* ASPECTOS DA PAISAGEM: A Argentina está situada no sul da América do
Sul, com a Cordilheira dos Andes à oeste e o Oceano Atlântico ao sul e a leste. O ponto mais alto acima do nível do mar é o Monte Aconcágua, na província de Mendoza (considerado o ponto mais alto do hemisfério sul), um exemplo do movimento convergente entre as placas Sul Americana e de Nazca. A Argentina também possui uma região chamada Patagônia, que possui clima frio.
* ASPECTOS SOCIAIS: a Argentina é considerada um país de imigrantes. Na Argentina, a herança europeia é a predominante, mas com significativa herança indígena, e presença de contribuição africana também. Tradicionalmente, a Argentina é indicada como um dos países latino-americanos com melhor nível de vida. A Argentina tem um bom sistema educativo (a educação primária, por exemplo, é gratuita e obrigatória para crianças entre 6 e 17 anos), uma baixa taxa de anafalbetismo, entre outros indicadores favoráveis.
2-CHILE
* ASPECTOS DA PAISAGEM: A
paisagem do Chile contém muita diversidade, possuindo principalmente a Cordilheira dos Andes. Essa cadeia montanhosa foi formada recentemente pelo movimento convergente das placas Sulamericana e de Nazca. Esse movimento gera constantes terremotos no país. O Chile possui também o Deserto do Atacama, que é formado pela corrente de Humboldt (fria), que gera um clima seco na região.
* ASPECTOS SOCIAIS: A economia chilena (cuja moeda é o peso) é conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas do continente. Durante o período militar, foi adotado o modelo neoliberal, que foi mantido pelos governos posteriores. Graças a um sólida política econômica, o Chile manteve, durante a década de 90, um crescimento anual de 7% e, de 2000 a 2007, uma taxa de crescimento de 5%. Durante o período entre o início de assentamentos agrícolas e final do período pré-hispânico, o norte do Chile era uma região de cultura andina que foi influenciada pelas tradições altiplanas e se espalhou para os vales costeiros do norte. Enquanto a região sul era uma área de atividade cultural mapuche. Durante o período colonial, após a conquista, e durante o início do período republicano, a cultura do país foi dominada pelos espanhóis. Outras influências europeias, principalmente inglesa, francesa e alemã começaram a surgir no século XIX e continuam até hoje. Imigrantes alemães influenciaram a arquitetura em estilo bávaro rural e a gastronomia do sul do Chile.
3-PERU
* ASPECTOS DA PAISAGEM: A costa, a cordilheira e a selva são as três principais regiões naturais do Peru. A grande barreira andina, que
atravessa o continente sul-americano de norte a sul é a viga mestra da formação do Peru, ou seja, o clima, a fauna e a flora são compostas do jeito que são graças a Cordilheira dos Andes. O Peru tem terremotos, tsunamis, inundações e atividades vulcânicas por estar perto da área de impacto entre a placa tectônica de Nazca e a sul-americana. O clima do Peru tem três tipos diferenciados: árido tropical (litoral), de montanha (altiplano e cordilheira) e equatorial (trecho amazônico). A corrente de Humboldt, ou do Peru, desloca ao largo da costa peruana, na direção norte, uma imensa quantidade de água fria procedente da Antártica e tem notável influência sobre o clima. A temperatura média da costa do Peru é de seis a oito graus mais baixa do que seria de esperar em vista da latitude. As precipitações são praticamente nulas na área que se estende do oceano até os primeiros contrafortes dos Andes, mas a costa em geral se mostra coberta, durante boa parte do ano, por densas brumas úmidas. O sol brilha sobre Lima no verão, mas durante o resto do ano fica coberto pela névoa.
* ASPECTOS SOCIAIS: Desde o período pré-colombiano o Peru foi o centro de várias civilizações de povos americanos pré-incaicos. Foi magnífico o desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo. Os Incas tomaram posse desse caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhesa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são os exemplos de sua excelência arquitetônica. As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais, embora com recíprocas interações, cada uma contribuindo e legando a outras grandes realizações sociais, tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental.
4-COLÔMBIA
* ASPECTOS DA PAISAGEM:
Clima:
* A Colômbia possui clima montanhoso na região central e equatorial nas regiões leste e litorânea.
Relevo
* Seu relevo possui como características a Cordilheira dos Andes situada na região oeste, planícies costeiras, planícies na região oriental, planaltos encontrados na região central. Com presença de bacias hidrográficas.
* A Colômbia tem como ponto mais alto o Pico de Cristovão Colombo com 5775 metros.
* Seu ponto mais baixo é no nível do mar (Oceano Pacífico)
* A cordilheira dos Andes surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas. Há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana e, por ser mais densa, penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre essa zona de choque, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.
* ASPECTOS SOCIAIS:A população da Colômbia é marcada pela miscigenação entre as raças indígenas, negra e branca de origem européia.Mais da metade da população colombiana é mestiça, de ascendência indígena e européia (58%). Aproximadamente 75% da população vive em cidades, enquanto o restante vive em áreas rurais. Na Colômbia existem ainda mais de 50 diferentes grupos indígenas. São mais de quatrocentos mil índios, segundo estimativas e habitam diversas regiões do país. As etnias* da Colômbia são várias. Atualmente, com o aumento da imigração a ter lugar na Colômbia, a diversidade se espalhou para um grande número de árabes, de judeus, de ciganos, de espanhóis, de alemães, de italianos, de franceses e de cubanos que se estabeleceram nestas terras nas últimas décadas.
Etnias*: É Mistura de raças caracterizada pela mesma cultura.
5-VENEZUELA
* Aspectos da Paisagem: Com 2 800 km de costa, o país possui uma variedade de paisagens. As extensões
da cordilheira dos Andes vão do extremo nordeste até o noroeste da Venezuela e continuam ao longo da costa norte do Caribe. A Venezuela contém montanhas altas, consequentes do dobramento moderno gerado a partir do movimento convergente das placas Sul-Americana e de Nazca. Seu ponto mais alto é o Pico Bolívar, com 5km. de altura. A sua capital, Caracas, fica localizada 900m acima do nível do mar. A Venezuela possui também a cachoeira mais alta do mundo, chamada Santo Ángel.
* Aspectos Sociais: O povo venezuelano inclui uma rica combinação de heranças. Com o processo de colonização espanhola, houve uma miscigenação entre ameríndios, africanos e europeus (principalmente espanhóis). A maioria da população hoje tem ascendência em um ou mais grupos citados anteriormente. A Venezuela está entre os países mais urbanizados da América Latina; a grande maioria dos venezuelanos vivem nas cidades do norte, especialmente na capital Caracas, que é também a maior cidade do país. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas na parte norte do país. Apesar de metade da área terrestre da Venezuela se situar ao sul do rio Orinoco, esta região contém apenas 5% da população. A língua nacional e oficial é o espanhol, mas existem também numerosas línguas indígenas e as línguas introduzidas pelos imigrantes.
CIDADES QUE CHE GUEVARA E ALBERTO GRANADO PASSARAM DURANTE O PERCURSO
* Argentina Buenos Aires (Argentina)
* Argentina Miramar (Argentina)
* Argentina Piedra del Águila (Argentina)
* Argentina San Martin de los Andes (Argentina)
* Argentina Lago Frías (Argentina)
* Chile Temuco (Chile)
* Chile Los Ángeles (Chile)
* Chile Valparaíso (Chile)
* Chile Deserto do Atacama (Chile)
* Peru Cuzco (Peru)
* Peru Lima (Peru)
* Peru Pucallpa (Peru)
* Peru San Pablo (Peru)
* Colômbia (=)
* Venezuela Caracas (Venezuela)
Fonte: wikipedia
Relevo
Monte Aconcágua na Argentina Planície colombiana
Santo Angel Venezuela Huascarán Peru
Para saber mais sobre as estatísticas dos países acima e de muitos outros mais, visite o site IBGE@Países, que fornece conteúdo profissional e constantemente atualizado.
Caio (n° 2)
Hugo (n°
Igor (n°
Pedro Villela (n°









Olá amigos! Neste breve resumo buscaremos analisar o filme "Diários de Motocicleta" em critérios socioeconômicos. O filme retrata a viagem feita na década de 90 por Ernesto Che Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América Latina. O objetivo da viagem era percorrer 8 mil km e explorar o continente que eles só conheciam por suas leituras.
Ernesto e Granado tinham uma visão que só os livros transmitiam e não tinham ideia da realidade social e econômica dos povos da América Latina por pertencerem à alta classe média argentina.
No decorrer da viagem, os aventureiros se depararam com as desigualdades socioeconômicas ao encontrarem descendentes dos povos indígenas que vivem na pobreza com baixa qualidade de vida.
Durante esse tempo, eles começam a mudar sua visão, o que fica bem claro no final, quando Ernesto, em seu aniversário, faz um discurso dizendo que a América Latina forma um só povo: "Ainda que não sejamos pessoas significantes e sejamos impedidos de sermos porta-voz de sua causa, acreditamos, e depois desta viagem mais firmemente do que antes, que a divisão da América em nacionalidades incertas e ilusórias é completamente fictícia. Constituímos uma só raça mestiça, desde o México até o Estreito de Magalhães. Então, tentando me livrar de qualquer carga de provincialismo, eu brindo ao Peru e pela América unida."
Ele prefere comemorar o aniversário no lado do rio onde ficam os leprosos ao invés de comemorar com os funcionários menos necessitados.
Nós achamos que o filme reflete bem as desigualdades socioeconômicas e gostamos da maneira como os personagens passam a ver os povos latinos. Essa sociedade passa a ser vista pelos aventureiros como um grupo que deveria ser mais respeitado e valorizado.
Em geral, é um filme muito bom para aprender sobre os costumes e culturas da sociedade latina, tendo uma visão sobre o mundo capitalista. Ao mesmo tempo, não é um bom filme de entretenimento para os que gostam de emoção, pois o filme tem poucas cenas de emoção emocionantes.
Olá amigos! Vamos fazer uma breve análise acerca do filme “Diários de Motocicleta”. É uma grande produção sobre a viagem de 8000 KM da América Latina realizada por dois aventureiros, Ernesto Che Guevara e seu amigo, Alberto Granado.
O filme conta com paisagens típicas da América do Sul, como a Cordilheira dos Andes, as ruínas de Machu Picchu, as mais diversas variações de relevos, entre outras. Nesse quesito, o filme é muito forte.
O enredo é bem interessante. Ele é uma crítica ao capitalismo, às desigualdades e a ignorância acerca das camadas sociais e econômicas. É um filme para se aprender muito, mas não é recomendável para telespectadores que curtem filmes de ação, emoção ou comédia, pois o filme tem muito poucas cenas desse gênero. É um filme mais calmo e parado.
Agora, falemos do elenco. Os atores não são muito conhecidos, mas a parte mais legal é saber que foram aproveitadas pessoas das próprias regiões para fazer o filme, seja como atores ou como figurantes. Esse é um dos aspectos mais legais do filme porque assim você tem a oportunidade de se aprofundar ainda mais da cultura dos povos da região. Gostei bastante dessa maneira como escolheram o elenco, dando oportunidade para várias pessoas mostrarem sua realidade.
O filme é um tanto confuso à primeira vista, mas no geral, é um bom filme para assistir se você quiser ampliar seus conhecimentos sobre a América Latina ou se quiser apenas relaxar depois do lanche.
Ass: Pedro Chiara, Cecília, Reinhold, Tiago, e Luana.
Números, respectivamente: 23, 4, 26, 28 e 14
GRUPO 3
Critica criterio socioêconomico
Crítica geral
GRUPO 5
Corpos mortos há três décadas são encontrados no Peru.
Vitimas da repressão de 1985, teriam sido mortas por policiais e jogadas em valas.
O Ministério Público informou que procuradores encontraram cinco valas
comuns na região andina de Ayacucho, Peru. Nestes fossos havia supostamente 60 corpos, mortos há três décadas durante uma guerra interna.
Há mais de dez anos a procuradoria peruana investiga os locais onde podem estar sepultados centenas de desaparecidos deste confronto. Os Relatórios da mesma junto com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha estimam que há 15.000 desaparecidos como consequência da guerra entre as guerrilhas no Peru.
A investigação, realizada pelo procurador supra provincial Juan Borjas Roaj, finaliza que "o evento delitivo ocorreu em janeiro de 1985 na parada conhecida como Estaca Parada, a três horas de distância do Centro Povoado de Oronccoy, distrito de Chungui, província de La Mar em Ayacucho".
“A Procuradoria Supraprovincial do distrito fiscal de Huancaveliaca e Ayacucho (sudeste) encontrou um total de cinco fossas no centro povoado de Oronccoy do distrito de Chungui, uma delas coletiva, onde foram achados restos ósseos de 50 indivíduos entre crianças, mulheres e idosos", disse a notificação.
Segundo testemunhas, "as vítimas teriam sido assassinadas por membros das Forças Especiais da Polícia Nacional, denominados Sinchis", durante o conflito interno peruano (1980-2000).
É calculado pela procuradoria que nas cinco fossas podem existir restos de até 60 pessoas e frisa que, "pela distância e inacessibilidade do local, a exumação das fossas não será realizada até 28 de agosto".
LINK: http://glo.bo/1PAAwSv
PERU
O Peru se localiza no oeste da América Latina, se incluindo na categoria de países Andinos por ter a Cordilheira dos Andes passando pelo mesmo. O país possui uma densidade demográfica de 23,96 hab./km². Na região litorânea o clima é árido tropical e na Floresta Amazônica, equatorial. Na Cordilheira dos Andes, é de montanha e frio, o ar é rarefeito e, por isso, quase não há vida vegetal e animal.
Além disso, sua população é formada por 45% ameríndios, 37% euroamríndios, 15% europeus ibéricos e outros. Tem como idiomas oficiais o espanhol, aimará e quíchua. Tendo 92,5% de sua população católicos, 5,5% protestantes tem como sua religião principal o cristianismo além de 2% seguindo outras.
O país possui um IDH elevado com 0,741 e uma taxa de analfabetismo de 10,4% de sua população e uma expectativa de vida de 72,8 anos.
Em relação a sua economia, tem como principais produtos agrícolas o café, arroz, batata, milho e outros cereais. E também como os principais produtos pecuários bovinos, caprinos, ovinos e aves. Além disto, produzem cobre, chumbo, zinco, prata, petróleo e ouro. Tem em sua maioria indústrias refino de petróleo, têxtil, alimentícia, vestuário e bebi. Além de uma renda per capita de US$ 6.390 e um PIB de US$ 202,3 bilhões.
O filme “Diário de Motocicleta” ressalta o lado humano de dois viajantes na colônia de San Pablo, no Peru, local onde havia um leprosário. Ambos os personagens convivem com os doentes sem qualquer discernimento ou desdém, de modo que um de seus objetivos é ressaltar esta virtude em seus telespectadores, além disso, o filme também informa sobre as desigualdades socioeconômicas da população sul-americana.
BRASIL
O Brasil se localiza no leste da América do Sul e possui uma densidade demográfica de 22,4 hab./km². Nele há uma grande variedade de climas por conta de seu imenso território, à diversidade de formas de relevo, altitude e dinâmica das correntes e massas de ar. Tem diversos tipos de clima por conta da sua posição geográfica, pois uma pequena parte está abaixo do Tropico de Capricornio e outro pequeno pedaço acima da linha do Equador trazendo grandes diversidades climática. Tem como climas: Subtropical, Semiárido, Equatorial úmido, Equatorial semiúmido, Tropical e Tropical de altitude. Sua população é formada por 43,1% pardos, 47,7% brancos, 7,6% negros, 1,1% amarelos e 0,4% indígenas. Tendo 64,6% de sua população Católicos, 22,2% Evangélicos, 8% sem religião e 2% Espíritas.
O país possui IDH elevado de 0,744, uma taxa de alfabetização de 8,3% de sua população, além de uma expectativa de vida de 73,4 anos. A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo, tanto nominalmente quanto por paridade do poder de compra. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos. Tem como principais produtos agrícolas o algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja e soja. Como produtos pecuários Bovinos, Equinos, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos. E também produzem bauxita, ferro, manganês, ouro e petróleo.
Giovanna Caire (nº
Luiza Albrecht (nº
Maria Eduarda Barboza (nº
Paula Caldas (nº