top of page
Buscar

Brasil em relação à países desenvolvidos

  • Caio Resende, Hugo Gama
  • 30 de mar. de 2015
  • 3 min de leitura

O Brasil faz parte de um grupo grande de países subdesenvolvidos, que incluem vizinhos como Uruguai, Venezuela e Colômbia. Apesar de o país ter melhorado muito, existe um longo caminho até o pleno desenvolvimento. Um dos grandes indicadores desse desenvolvimento é o IDH.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) avalia três conceitos básicos: poder de compra da população, a longevidade (expectativa de vida) e grau de conhecimento (taxa de alfabetização, número de matrículas e anos de escolaridade). Ele tem como objetivo medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população, levando em consideração a saúde, educação e renda.

Foi criado como contraponto a outro indicador muito utilizado, PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica de desenvolvimento.

O Brasil apresenta IDH menor que os países desenvolvidos, pois tem sistema educacional e de saúde muito piores que os da Noruega, por exemplo, o país com a melhor posição no ranking, além da expectativa de vida ser menor que a desses países.

Para saber a opinião de outras pessoas, perguntamos ao professor Marcelo Ribeiro, de informática, e ele respondeu: “Eu acredito que não há comparação entre a educação/saúde do Brasil, com a do Canadá, por exemplo, pois a do Brasil é bem pior. A minha opinião é que o Brasil é bem inferior a esses países”.

Na planilha abaixo, o Brasil está em 79° lugar, de acordo com dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Já de acordo com os dados do governo brasileiro, o Brasil ocupa o 67° lugar no ranking mundial.

Segundo FMI e Goldman Sachs, o Brasil que ocupava a 8ª posição no ranking mundial em relação ao PIB nominal em 2009 e 47º lugar em relação ao PIB per capita, subirá para 5° lugar no PIB até 2032, mas manterá a colocação atual no PIB per capita nesse mesmo período. O PIB per capita é um dos indicadores que compõem o cálculo do IDH.

Podemos observar na planilha abaixo a evolução de alguns índices relacionados à qualidade de vida dos brasileiros no período de 1980 a 2011 (31 anos), mostrando que houve uma melhora significativa em todos eles, exceto na expectativa de anos de escolaridade. Apesar de apresentar características de um país em desenvolvimento, o Brasil é classificado como um país subdesenvolvido, se comparado a países como Noruega, Irlanda e Estados Unidos. Para o Brasil se tornar um país desenvolvido, ainda há muito a melhorar, como:

  • Educação: infraestrutura das escolas, mais professores qualificados para dar aula e com uma remuneração mais digna.

  • Política: mais transparência dos políticos, menos corrupção, diminuir as bolsas família e investir em mais empregos.

  • Poluição: multas mais rígidas para pessoas que jogam lixo na rua, menos agrotóxicos nas plantações, maiores investimentos em saneamento básico, uso mais frequente de transportes públicos para gerar menos poluição (menos veículos circulando).

  • Violência: policiais honestos, maior efetivo policial nas ruas, combate enérgico ao tráfico de drogas, penas mais severas para os criminosos.

  • Desigualdade Social: melhorar o processo de distribuição da renda do país, investir mais em programas sociais e aumentar o acesso da população uma moradia própria.

  • Saúde: melhorar a infraestrutura dos hospitais, realizar concursos públicos para aumentar o número de profissionais qualificados, maior fiscalização dos processos de compra de medicamentos para evitar superfaturamento e desvios, dar um atendimento mais digno à população.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A geografia no tribunal

A partir da leitura do texto base extraído do livro Justiça: o que é fazer a coisa certa, do professor de direito de Harvard, Michael J....

 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page